sábado, 12 de junho de 2010

Movimento pelo ludismo no amor



Chega de e-mails e torpedos. Qualquer meio de comunicação surgido após a invenção do fogo deve ser sumariamente descartado na área afetiva. O que inclui das cartas de amor aos sinais de fumaça, definitivamente.

Cartas de amor, aliás, deveriam ser sumariamente controladas. Só deveriam ser escritas à mão. E à tinta. Branquinho nem pensar (o horror, o horror!), nisso é preciso dar razão à dona Maricota, lá da sua 5ª série.

Não é porque as cartas de amor sejam em si ridículas, nem os e-mails, ou os torpedos. O excesso de tecnologia é que não tem facilitado em nada esse aspecto da nossa vida.

Imagine você sendo Balzac. Com todo seu talento escreve à condessa X. A carta leva onze dias para chegar, isso pra não mencionar o tempo de escrita a bico de pena. Você, Balzac, engenheiro do amor, represou o sentimento para que ele não virasse uma enxurrada de palavras desconexas que afogasse sua amada. Conseguiu gerar energia suficiente para aquecer um coração a onze dias de distância por correio montado.

O problema é que o mundo está cheio de mestres de obras do amor. Gente que não tem condição. Daí constroem-se, à velocidade de torpedos, puxadinhos sob os morros, que tremem ao menor vento e não resistem às chuvas de verão.

Pedreiro amigo, admire a cachoeira. Leve sua amada para apreciar a natureza. Lá, diante das cataratas, fale tudo. Gagueje. Dê voltas, se preciso. Atire as máquinas longe, para sempre. Dê flores silvestres. Use as mãos! Castelos inteiros podem ser erguidos com ferramentas vocais e olho no olho.  E não haverá problemas de delay na resposta ou risco de a baleia encalhar no twitter porque tudo será, de fato, em tempo real.

4 comentários:

  1. Genial esse toque final da baleia encalhando... rsrs

    Tudo de bom!

    Sua crônicas merecem ser lidas e divididas tanto quanto seus livros.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ohhhh q lindo! adorei a frase poética do castelo no final..rsrs

    Maysa

    ResponderExcluir
  3. Adorei a imagem que se formou em minha cabeça...
    Balzac digitando suas "Ilusões Perdidas" em algum dispositivo de sms...
    Sem condições!!!

    Parabéns pelo texto...
    Beijo gde

    ResponderExcluir
  4. Reinaldo: tô sempre meio atrasada, né? rsrsrs Mas, enfim, obrigada pelo recado fofo!

    Maysinha: obrigada! Andei inspirada pelo Carpinejar, rsrsrs

    Patire: menino, é ótimo te ver por aqui. Obrigada mesmo! Mas como conversamos outro dia, desconfio que o mestre Balzac iria se divertir com um twitter, acho que ele criaria uns aforismos perfeitos no melhor estilo Millôr.

    Beijos a todos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...